
Frio em plena segunda metade de novembro marcou o começo desta terça-feira (18) em cidades mais ao Sul do Brasil com as menores marcas observadas entre a Campanha e o Sul gaúcho, onde a temperatura desceu à casa dos 2ºC.
A temperatura caiu mais em localidades da fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul por conta do tempo muito aberto e a atmosfera seca com vento calmo, o que favoreceu o maior resfriamento noturno.
As baixas temperaturas foram consequência de uma massa de ar frio de não muito forte intensidade que ingressou na sequência da frente fria que cruzou pelo estado no domingo com chuva e vendavais.
Estações meteorológicas registraram no Rio Grande do Sul no amanhecer desta terça temperaturas mínimas de 2,7ºC em Pinheiro Machado; 2,8ºC em Herval; 2,9ºC em Pedras Alta; 5,3ºC em Livramento; 5,5ºC em Bagé; 7,4ºC em Quaraí; 7,6ºC em São Gabriel e Rosário do Sul; e 7,9ºC em Hulha Negra.
Fez ainda hoje cedo no Rio Grande do Sul 8,3ºC em Jaguarão e Caçapava do Sul; 8,7ºC em Piratini, Dom Pedrito e Vila Nova do Sul; 8,9ºC em Pedro Osório; 9,3ºC em Soledade e Pelotas; 9,4ºC em São Sepé; 9,5ºC em Cerrito; e 9,6ºC em Alegrete e Espumoso. Na Grande Porto Alegre, as mínimas foram de 11,5ºC em Viamão; 11,7ºC em Eldorado do Sul; 12,7ºC em Gravataí; e 13,2ºC em Cachoeirinha.
Em Porto Alegre, no Sul da cidade, a temperatura desceu a 13,4ºC em Belém Novo. No Planalto Sul Catarinense e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, como era esperado, as mínimas não caíram tanto devido à presença de nebulosidade durante a madrugada.
A tendência é de elevação da temperatura nos próximos dias no Rio Grande do Sul, uma vez que ar mais quente vai ingressar na segunda metade da semana. Nos Aparados e no Planalto Sul Catarinense, no entanto, a madrugada de quinta pode ser fria e com marcas abaixo de 10ºC pelo tempo mais aberto e seco com o distanciamento de uma baixa pressão que atua hoje no Paraná.
Fonte: Metsul
