A recente passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil deixou a madrugada mais fresca no Rio Grande do Sul e até provocou frio na serra catarinense e geou nas regiões mais elevadas esta semana. Mas com o sol forte, as tardes continuaram muito quentes e o calor até aumentou ontem. Temperaturas entre 37°C e 39°C foram observadas em áreas do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Quem anda sentindo muito calor também é a população de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (16), o estado foi o lugar mais quente do Brasil, pelo terceiro dia consecutivo, com a cidade de Jardim registrando a maior temperatura do país também pela terceira vez consecutiva. Desse modo, o calor ficou pouco abaixo dos 40°C!
Menos calor nos próximos dias
O calor vai diminuir no Sul e em Mato Grosso do Sul nos próximos dias, com o aumento da nebulosidade e pancadas de chuva. Mas a chuva não será generalizada e nem em grande volume. Todavia, o ar vai ficar só menos quente.
A chuva volumosa e frequente vai continuar sobre o Sudeste e nos demais estados do Centro-Oeste, com a formação de nova Zona de Convergência do Atlântico Sul.
5 maiores temperaturas no Brasil em 16/2/2022 (Inmet)
- Jardim (MS): 39,9°C
- São Luiz Gonzaga (RS): 39,4C
- Boa Vista (RR): 38,6°C
- Foz do Iguaçu/aeroporto (PR): 37,9°C
- Angélica (MS), Quaraí (RS), Pão de Açúcar (AL): 37,8°C
- Rio Brilhante (MS), Laguna Carapã (MS), Água Clara (MS) e Uruguaiana: 37,5°C
Fonte: ClimaTempo