Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, deve chover com maiores volumes no Norte e no Sul do Brasil na semana que se inicia, até com volumes elevados em algumas cidades.
O mapa, mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas.
Na Região Norte, os estados com mais chuva na semana devem ser o Amazonas, Roraima e o Acre. Em Rondônia, chove menos. Tocantins e a maior parte do Pará ou não terão chuva ou deve chover pouco.
Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva se darão outra vez na costa com risco de chuva por vezes na forma de pancadas em alguns pontos enquanto no interior da região o tempo seco vai predominar com precipitação escassa.
No Centro-Oeste, a semana não terá chuva e o tempo seco predomina na maior parte das áreas, mas áreas de instabilidade podem provocar chuva no Oeste e no Noroeste do Mato Grosso assim como em pontos isolados do Mato Grosso do Sul.
Na Região Sudeste, o cenário é praticamente idêntico. Não chove nesta semana em quase todo o Sudeste do Brasil. Espera-se instabilidade isolada em São Paulo, mais perto da costa, e de forma muito localizada no Espírito Santo.
No Sul do Brasil, a chuva ocorre em pontos dos três estados e com volumes altos em pontos da Metade Norte gaúcha, de Santa Catarina e do Sul do Paraná com marcas na semana de 50 mm a 100 mm e isoladamente superiores.
O Sul do Brasil tem a atuação de uma frente fria com chuva neste começo de semana e terá uma segunda frente associada a um centro de baixa pressão que trará instabilidade entre quinta e o sábado.
Fonte: MetSul