Expointer

Vaca holandesa de Salvador do Sul é bicampeã na Expointer

No concurso Vaca Jovem venceu criatório de Humaitá e Vaca do Futuro ficou com exemplar de Ibiraiaras

Foto da vaca holandesa vencedora da ExpoInter.
O julgamento culminou com a escolha da Grande Campeã da exposição, destacando a excelência genética da raça holandesa, bem como o trabalho dos criadores | Foto: Stéphany Franco/AgroEffective

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) promoveu na quinta-feira (04), o julgamento da raça holandesa. A atividade, dentro da 48ª Expointer, aconteceu na Pista do Gado Leiteiro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Expointer terminou neste domingo, 7 de setembro.

O julgamento culminou com a escolha da Grande Campeã da exposição, destacando a excelência genética da raça holandesa, bem como o trabalho dos criadores. No campeonato Grande Campeã, a vaca C.A.M Custódia Hotjob 156, venceu pela segunda Expointer seguida. Ela pertence ao expositor Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul (RS). O expositor disse tratar-se de mais uma missão cumprida. “É o esforço de muitos anos de trabalho e dois anos consecutivos vencendo na Expointer”, destacou.

Já a campeã Vaca Jovem foi Bickel 644 Laurinha Chrome Doc, do expositor Bruno Bickel, de Humaitá (RS). No concurso de vaca holandesa pelagem vermelha e branca, a Grande Campeã foi A, Spada 343 Estrela Redeye PTE, do expositor Elias Andre Spada, de Ibiraiáras (RS). No campeonato Vaca do Futuro, envolvendo vacas jovens vencedoras das raças Jersey, Gir, Girolando e Holandesa, venceu a holandesa A, Spada Tamiris 375 Lemajic, também do expositor Elias Andre Spada.

O jurado canadense Adam Hunt avaliou que os animais vieram muito bem preparados e convocou o público a aplaudir todos os criadores. “Agradeço a todos pela oportunidade de julgar um concurso de um nível muito alto”, elogiou.

O presidente da Gadolando, Marcos Tang, destacou que não foi ele quem elogiou a qualidade dos animais, mas, sim, o jurado canadense Adam Hunt. “Eu fiquei muito satisfeito que o juiz reconheceu o trabalho de excelência feito pelos nossos criadores. A disputa foi maravilhosa, e todos, independente da premiação, estão de parabéns”, destacou. Tang disse que o concurso é feito de detalhes. “Eles fazem a lição de casa o ano inteiro. Eu sempre falo o seguinte: aqui você apenas consuma um trabalho que todos fazem com denodo e dedicação o tempo todo lá na propriedade”, constata. Tang concluiu afirmando que quem chega no julgamento já é um vencedor.  

Fonte: AgroEffective