Colheita do arroz

Colheita do arroz atinge 97,96% da área semeada

Região da Planície Costeira Externa já finalizou a colheita

Colheita do arroz.
Colheita do arroz está perto do fim, mas preços não animam produtores | Foto: CNA Brasil/Divulgação

A colheita do arroz no Rio Grande do Sul, principal produtor do grão no Brasil, está próxima de ser concluída. Até o momento, 97,96% da área semeada no Estado, que corresponde a 970.194 hectares, foram colhidos, segundo levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgado nesta quinta-feira (22).

Os números refletem o bom andamento da safra em praticamente todas as seis regiões produtoras. Na Campanha Gaúcha, a colheita atingiu 99,49%, enquanto na Fronteira Oeste, uma das principais áreas produtoras do RS, o índice chegou a 99,30%.

Na Zona Sul, os trabalhos estão praticamente concluídos, com 99,85% da área colhida. As regiões de Planície Costeira Externa e Planície Costeira Interna também apresentaram excelentes resultados, com 100% e 98,98%, respectivamente.

A Região Central do Estado é a única que ainda registra um percentual mais baixo, com 87,67% da área colhida. O gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Luiz Fernando Siqueira, enfatiza que a Região Central tem como característica ser formada por pequenas propriedades, tendo ainda um número expressivo a ser colhido.

Segundo ele, no ritmo atual, talvez na próxima semana o processo da colheita seja concluído. Após a conclusão da colheita, a Dater realizará o levantamento completo e análise dos dados, incluindo a área colhida, produtividade e área perdida.

Preços em queda

Com novas quedas, o Indicador do arroz em casca Cepea/Irga (58% de grãos inteiros, com pagamento à vista) vem operando no menor patamar nominal desde julho de 2022, apontam levantamentos do Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão doméstica acompanha os recuos verificados no mercado externo

Quanto aos dados de oferta e demanda nacional divulgados neste mês de maio/25 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção da safra 2024/25 deve crescer 14,8% em relação à temporada anterior (2023/24), passando de 10,58 milhões de toneladas para 12,14 milhões de toneladas. Pesquisadores do Cepea explicam que esse  mento foi impulsionado pela ampliação da área cultivada e pelo incremento da produtividade média, especialmente no cultivo irrigado.