A 9ª edição do Congresso Mundial Braford ocorrerá no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), entre os dias 28 de abril e 4 de maio de 2025. Promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o evento tem como objetivo promover a integração global da genética Braford, reunindo criadores, técnicos e especialistas de países como Austrália, Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai para trocar informações e experiências.
O congresso oferecerá uma série de atividades que destacarão o trabalho dos criadores da raça, servindo como uma oportunidade para demonstrar a qualidade e a adaptabilidade do Braford brasileiro, de acordo com a ABHB. Os participantes poderão trocar informações e experiências e discutir os avanços mais recentes no setor, abordando temas como aprimoramento da produção, genética, nutrição, mercados e outras questões relevantes.
“O Congresso Mundial é uma oportunidade de trocar experiências e de fazer convívio com criadores do mundo inteiro”, afirma Aldo José Tavares dos Santos, o coordenador da gira técnica que percorrerá 980 quilômetros e visitará criatórios Braford em quatro municípios. “Vamos debater a produção de carne no mundo, as oportunidades do Braford para alavancar essa produção e a nossa responsabilidade de contribuir para a pecuária brasileira”, acrescenta.
Esta iniciativa é realizada a cada três anos e ocorreu pela primeira vez no Brasil, em 2009. Ao longo dos anos, o Congresso Mundial Braford foi sediado em outros países, como Argentina (2003), Austrália (2006), Uruguai (2009), Paraguai (2012), África do Sul (2015), Estados Unidos (2018) e Argentina novamente em 2022.
Expectativa
A nova edição do Congresso no Brasil é aguardada pelo criador Manoel Francisco Zirbes Rodrigues, da Cabanha Santa Camila, de Alegrete (RS). Ele levará 50 exemplares de seu criatório para Esteio. Serão 20 animais de argola e outros 30 rústicos.
Rodrigues lembra que o Braford foi a raça que mais tinha animais de argola na última Expointer e espera encontrar nas pistas do parque Assis Brasil animais de muita qualidade, de países com tradição na seleção da raça Braford como a Argentina e Uruguai. Mas acredita na genética da cabanha. “Não será uma tarefa fácil, mas estamos com uma boa expectativa com o Congresso Mundial”, afirma.