Clima

Ar frio de origem polar baixa a temperatura no Sul

Temperaturas abaixo 10°C ainda podem ser registradas no Sul do Brasil.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) voltou a se organizar sobre o Brasil. Portanto, áreas de instabilidade deixam nuvens carregadas sobre o Norte do Brasil, MT, GO, DF, MG, RJ e ES; que provocam chuva forte novamente nesta quarta-feira (9). 

Sendo assim, as nuvens no interior do continente se juntam com uma frente fria que está quase parada entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O ar frio de origem polar predomina sobre a Região Sul, SP e MS reduzindo a temperatura e a nebulosidade nestas áreas.

Contudo, um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis reduz a nebulosidade em parte da Região Nordeste.

5 maiores temperaturas no Brasil na terça (8) – Inmet

  • Pão de Açúcar (AL): 38,2°C;
  • Boa Vista (RR): 38,1°C;
  • Piranhas (AL): 37,5°C;
  • Patos (PB): 36,9°C;
  • São João do Piauí (PI): 36,8°C.

Temperaturas abaixo 10°C  ainda podem ser registradas no Sul do Brasil nesta quarta-feira

A madrugada desta quarta-feira pode ser a mais fria do ano até agora na capitais São Paulo, com temperatura mínima prevista em 16,0°C; e em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, com temperatura mínima prevista em 18,0°C. No entanto, no caso de Campo Grande, se o recorde ocorrer será pelo segundo dia consecutivo. Ontem (8), a mínima em Campo Grande foi de 20,6°C, a menor do ano até agora

Em MS, a temperatura ontem baixou para 12,5°C em Rio Brilhante, 13,6°C Nova Alvorada do Sul; e 14,0°C em Laguna Carapã que todos valores muito abaixo do normal para fevereiro.

Na Região Sul, as menores temperaturas ontem medidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Epagri-Cirram foram:

  • Urupema/Parque de Exposição (SC): 3,2°C;
  • Vacaria (RS): 6,2°C;
  • General Carneiro (PR): 5,7°C.

5 capitais mais quentes no Brasil na terça (8) – Inmet

  • Boa Vista (RR): 38,1°C;
  • Palmas (TO), Teresina (PI) e Vitória (ES): 34,2°C;
  • Maceió (aL): 33,3°C;
  • João Pessoa (PB): 32,8°C;
  • Macapá (AP): 32,5°C .

(O Inmet não tem dados em várias capitais)

Previsão do tempo para quarta (9)

Então, as áreas de instabilidade da ZCAS provocam muita nebulosidade e chuva frequente sobre quase toda a Região Norte; em MT, GO, DF, MG, RJ e ES, no Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP. Portanto, há risco de raios e de chuva forte e volumosa, que podem causar transtornos para a população.

O Norte de SP e o Norte de MG, oeste/sudoeste da BA, PI, MA, RR e interior do AP têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite que também podem ser fortes.

Sol e chuva rápida no centro, sul e leste de SP, no centro e leste do PR, em SC (exceto no oeste do estado), na serra e no litoral do RS, no litoral da BA, no leste de AL, de PE, da PB, no RN e no CE (exceto no sul do estado).

Atenção: muita chuva ao longo do dia no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira (MG). 

De acordo com medições do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (CEMADEN), em apenas 12 horas – entre 17h30 do dia 8 e 2h30 da madrugada do dia 9 de fevereiro – já choveu quase 124 mm em Aperibé (RJ), 108 mm em Itaocara, 105 mm em Laje do Muriaé e 90 mm em Santo Antônio de Pádua. Portanto, às 2h30, estas duas últimas cidades estavam em alerta no monitoramento de cheia dos rios feita pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), do Rio de Janeiro. Os acumulados dos últimos 14 dias, entre 26/1 e 8/2, estavam entre 200 mm e 250 mm, aproximadamente, segundo o Cemaden.

O sol e tempo seco predominam no interior do RS e na Grande Porto Alegre, no oeste de SC, no centro-oeste do PR, em MS e no extremo oeste de SP. Contudo, faz  frio ao amanhecer na Região Sul.

Dia de sol e calor no centro, leste e norte da BA, em SE, no interior de AL, no sertão de  PE e da PB e no sul do CE.

Alertas meteorológicos para hoje (9)

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Belém, Macapá, Boa Vista, São Luís e Teresina.

Aviso especial: perigo de temporais e chuva volumosa, que pode causar transtornos no Norte/Noroeste do RJ, no Sul de MG, na Grande BH e na Zona da Mata Mineira e no Sul do ES.

Chuva moderada na região de Salvador, de Ilhéus (BA) e no litoral do CE.

Temporais: centro-oeste de MG e Vale do Rio Doce (MG), GO, DF, MT (exceto no sul do estado e fronteira com a Bolívia, no oeste/sudoeste do PA, leste centro-sul do  AM, RO, AC, sul do TO. 

Pancadas de chuva moderadas a fortes, isoladas, com raios e rajadas de vento fortes: norte de SP, centro e norte do ES (inclui Vitória), Triângulo Mineiro, oeste da BA, centro, oeste e norte do PI, MA, centro, norte, oeste e leste do TO, centro, leste e norte do PA, AP, RR, norte e oeste do AM.

Atenção: ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 20% e 30% no centro, sul e oeste do RS, oeste de SC, centro-oeste/noroeste do PR, oeste de SP, centro, sul e oeste de MS, norte da BA, sertão de AL, de SE e de PE.

Fonte: ClimaTempo