O tempo seco predomina no Rio Grande do Sul desde a entrada de uma massa de ar seco e frio no início desta semana. No entanto, as condições do clima já devem mudar a partir de amanhã (29) com a entrada de um novo sistema baixa pressão, que irá provocar chuva no estado.
“Entre quinta (19) e sexta-feira (20) a gente tem o avanço de áreas de instabilidade”, explica a meteorologista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Jossana Cera. Pontos da região oeste e fronteira com o Uruguai podem ter tempo seco na sexta, mas as demais regiões do estado seguirão com nebulosidade e chuva.
Os modelos meteorológicos divergem quanto à previsão do tempo no sábado (21) e domingo (22). “A gente não vai ter tempo firme em todas as regiões. Então algumas áreas do estado poderão ter pancadas isoladas de chuva, principalmente no período da tarde”, afirma Jossana.
Para a próxima semana, há previsão de chuva no período do Natal, entre a terça (24) e a quinta-feira (26). Também estão previstas chuvas para a virada do ano. “Para agricultura é um ponto positivo porque pelo menos até o final do ano a gente não tem risco de ter estiagem no estado. As chuvas estão ocorrendo mais ou menos uma vez por semana. Então, principalmente para o estabelecimento da soja, isso é muito importante”, avalia a meteorologista.