Alerta

Chuvas volumosas seguem em SC e no PR no início desta semana

Ao longo do final de semana, as chuvas ultrapassaram os 100 milímetros em diversos municípios e causaram transtornos

Foto do município de Bom Retiro-SC inundado.
Bom Retiro-SC registrou danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas, embora não haja registro de vítimas | Foto: Coredec/Joinville

Os estados de Santa Catarina e Paraná seguem em alerta para chuva volumosa no início desta semana. De acordo com a MetSul, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no litoral e áreas adjacentes da Serra do Mar, no Paraná, e no extremo Nordeste de Santa Catarina.

“Os acumulados em pontos destas áreas podem superar os 100 mm, entretanto em alguns locais os volumes de chuva neste intervalo de 72 horas – entre hoje (09) e quarta-feira (11) – podem atingir marcas tão altas quanto 150 mm a 200 mm, podendo gerar mais ocorrências de alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e queda de barreiras”, alerta o serviço de meteorologia.

Ao longo do final de semana, as chuvas ultrapassaram os 100 milímetros em diversos municípios e chegaram a passar de 200mm em algumas localidades, como Laranjeiras do Sul-PR, que acumulou 207 milímetros entre o sábado (07) e o domingo (08), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, as chuvas provocaram alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra em diversas regiões. No Paraná, 13 municípios foram atingidos com 186 pessoas afetadas, sendo que 26 estão desalojadas . Ao todo, 661 residências foram danificadas e quatro destruídas, segundo a Defesa Civil. O estado também registrou inundações, deslizamentos, alagamentos e enxurradas ao longo do final de semana.

“Segue muito alto a crítico o risco de mais deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros. Devem ocorrer ainda novas quedas de barreiras que podem gerar outros bloqueios parciais ou totais de rodovias estaduais e federais nos dois estados. Devido aos volumes muito altos de chuva, as Cataratas do Iguaçu devem apresentar grande vazão nos próximos dias”, alerta a MetSul.

Alertas

Todo o estado do Paraná está sob alerta de perigo para chuvas intensas, assim como grande parte de Santa Catarina. Os avisos do Inmet alertam para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alertas do Inmet para o Sul do Brasil nesta segunda-feira (09) | Mapa: Inmet

Áreas mais ao Sul de Santa Catarina, especialmente região Serrana, Vale do Itajaí, Oeste Catarinense e Grande Florianópolis, têm alerta de perigo potencial para chuvas intensas, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h), com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso também é válido para o Noroeste e Nordeste do Rio Grande do Sul.

Com informações de MetSul