Leite

Vacas felizes produzem mais leite

Entre as medidas defendidas está a de construir baias maiores e estábulos mais arejados e procurar alimentar todas vacas no mesmo horário.

Cientistas da Universidade do Wisconsin dizem que os criadores de vacas leiteiras devem cuidar do bem-estar de seus animais se quiserem produzir mais leite e lucrar mais.

É nesse sentido que estão desenvolvendo uma iniciativa que os leva a percorrer as várias fazendas deste estado americano famoso pela sua indústria de lacticínios. A ideia é aconselhar os criadores sobre formas de aliviar o estresse das vacas.“Creio que é realmente importante dar-lhes um tratamento de spa”, afirma Nigel Cook, que dirige a iniciativa “Dairyland” da Escola de Veterinária da Universidade de Wisconsin-Madison.

Entre as medidas defendidas está a de construir baias maiores e estábulos mais arejados e procurar alimentar todas vacas no mesmo horário; já que este animais preferem fazer tudo em conjunto. Mas, segundo Cook, uma das maiores preocupações dos criadores deve ser com as dores nas patas das vacas; em especial as que passam muito tempo em pé, sem um lugar confortável para deitar. “Isto afeta a maneira como a vaca descansa, como produz leite, sua capacidade de reprodução; e, em última instância, até sua capacidade de continuar na fazenda”. Por isso, uma das sugestões é levar as vacas à praia, ou melhor, levar a praia às vacas; dando-lhes camas feitas de areia macia, onde possam descansar confortavelmente.

Na prática

Mitch Breunig é um criador de gado e gastou mais de 100 mil dólares em melhorias na sua fazenda Mystic Valley Dairy em Sauk City, a 40 quilometros de Madison; com o objetivo de fazer mais felizes os seus animais. E diz que o investimento valeu cada centavo gasto. “Sem estresse, elas produzem mais leite, e o mais interessante é que fazem isso comendo menos ração”.

Segundo Breunig, desde que adotou as medidas de bem-estar dos animais sugeridas pelos cientistas, a sua produção subiu de cerca de 49 litros de leite por dia por vaca para 57 litros.

Além de workshops, Nigel Cook e a sua equipa também já criaram um site na internet para partilhar as suas recomendações com agricultores de todo o mundo.

As informações são do Greensavers, adaptadas pela equipe MilkPoint.