A semana que começa hoje (18) terá muita chuva em todo o Sul do país, com grandes chances de temporais isolados,
Nesta segunda-feira (18), uma frente fria avança pelo território gaúcho com aumento da cobertura de nebulosidade e chuva em diferentes pontos. “Junto com o sistema frontal retornará umidade que favorecerá a chuva. No decorrer da semana, a atmosfera sobre o Sul do Brasil seguirá com maior umidade presente, o que favorecerá a ocorrência de chuva frequente”, explica a MetSul.
Confira a previsão para a semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná:
Previsão no RS
Áreas de instabilidade começaram a ingressar ainda no domingo (17), a partir do Oeste do Rio Grande do Sul. As chuvas causaram transtornos em municípios do Sul do estado e da região Metropolitana de Porto Alegre.
A previsão para hoje é de chuvas de intensidade moderada a pontualmente forte acompanhadas de descargas elétricas e temporais isolados na Costa Doce, Centro, Oeste e em toda a metade Norte do Estado, segundo o boletim da Sala de Situação do RS. As temperaturas durante a tarde permanecem elevadas no estado, entre 25 e 34°C.
Na terça-feira (19), o sistema de baixa pressão sobre o Paraguai aliado ao transporte de umidade do Oceano, segue contribuindo na ocorrência de chuvas e temporais isolados, especialmente no Oeste, Centro, parte da Campanha e na metade Norte do Estado. Ainda conforme a Sala de Situação, os acumulados variam entre 70 e 90mm/dia no Oeste, Missões e parte do Centro. No Litoral Norte, os volumes ficam em torno de 60mm/dia, e abaixo de 40mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento ficam entre 40 e 60km/h nas regiões com instabilidades.
A chuva segue sobre o estado na quarta-feira (20). Os acumulados de precipitação ficam entre 60 e 85mm/dia na Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e parte do Centro, entre 70 e 110 mm/dia no Litoral Norte, e abaixo de 40mm/dia nas demais regiões. As rajadas de vento se intensificam em todas as áreas, variando entre 50 e 70km/h.
Na quinta-feira (21), o sistema de baixa pressão e o transporte de umidade do Oceano devem seguir provocando pancadas de chuva no Litoral Norte no Extremo Norte gaúcho, com acumulados entre 10 e 30mm/dia. Nas demais áreas do Estado, a previsão é de pancadas de chuva fraca, com volumes inferiores a 10mm/dia.
Previsão em SC
Em Santa Catarina, esta segunda será de sol entre nuvens, com pancadas de chuva e condição de temporais isolados a partir da tarde, conforme a previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram).
Na terça-feira, pancadas de chuva e trovoadas isoladas atingem a área entre o oeste e o sul de SC, alcançando as demais regiões partir da tarde. Há condição de temporais isolados no estado, especialmente no oeste e sul, na divisa com o RS. Os totais de chuva mais elevados estão elevados para a região entre o Planalto Sul e Litoral Sul.
O tempo instável com chuva moderada a forte em SC na quarta-feira devido à formação de um sistema de baixa pressão. O Ciram alerta para chuva mais distribuída e volumosa no estado, especialmente entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Há risco de temporais isolados sobretudo no norte de SC.
Entre a quinta e sexta-feira (21 e 22), no leste, entre o Planalto e o Litoral, a previsão é de predomínio de nuvens e chuva persistente, mais intensa e com totais mais elevados no Litoral. No oeste, sol entre nuvens e chuva em forma de pancadas isoladas.
Previsão no PR
O dia começou estável na maioria das regiões do Paraná, com um núcleo isolado de chuva atuando na região central do estado. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade atmosférica aumenta amanhã (19), com a possibilidade de temporais isolados, especialmente nas áreas mais ao sul e oeste do Paraná. O calor segue entre o leste e o norte do estado.
Com a evolução da frente fria, a quarta e quinta-feira trazem chuva e temporais mais abrangentes no Paraná. A semana deve terminar com chuvas em várias regiões do estado. Os acumulados mais expressivos estão previstos para a área entre a Serra do Mar e o Litoral.
Temporais
Ao longo da semana, a umidade e as chuvas frequentes avançam para Santa Catarina e Paraná. O Rio Grande do Sul seguirá registrando chuvas de forma isolada, com possibilidade de temporais em alguns pontos do estado.
“Como é comum nesta época com a atmosfera mais aquecida e instável, deverão se dar episódios isolados a muito isolados de chuva forte a intensa capazes de gerar elevados volumes em curto período com alagamentos e inundações repentinas. Além disso, as áreas de instabilidade poderão provocar temporais localizados de vento e queda de granizo”, alerta a MetSul.