Boletim do Clima

Calor e tempo seco predominam nos próximos dias no Rio Grande do Sul

Até o final de semana, os termômetros devem superar os 30ºC em todo o estado

Após a passagem de uma frente fria com chuva e de queda das temperaturas, com registros abaixo de 10ºC em diferentes pontos do estado, o tempo seco agora predomina no Rio Grande do Sul, provocando também o aumento gradativo das temperaturas. Até o final de semana, os termômetros devem superar os 30ºC em todo o estado.

Entra esta quarta-feira (13) e o sábado (16), o tempo seco segue em todas as regiões, com elevação da temperatura. No sábado, em alguns locais, as temperaturas podem passar dos 35ºC. Em Uruguaiana, por exemplo, a máxima prevista é de 36ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No domingo (17), o calor segue em algumas regiões, principalmente do centro para o norte do estado. O avanço de uma nova frente fria provoca chuvas na região oeste, na fronteira com o Uruguai. As chuvas devem permanecer até a quarta-feira (20) na maioria das regiões do Rio Grande do Sul.

As precipitações devem seguir ocorrendo com recorrência neste mês. Para os dias 23 e 24 estão previstas pancadas de chuva e outra frente fria deve avançar no dia 26.
“A gente vai ter, a exemplo da semana passada, algumas chuvas ocorrendo, então mais dias de tempo um pouco mais fechado com chuvas do que com dias de céu totalmente limpo”, explica a meteorologista do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Jossana Cera.

La Niña

Um novo prognóstico do fenômeno La Niña deve ser divulgado nesta quinta-feira (14), atualizando as probabilidades de quando fenômeno pode acontecer. “Eu, particularmente, apostaria que é muito difícil que esse La Niña se desenvolva, eu aposto que a gente vai permanecer na safra 24/25 com neutralidade com viés frio”, avalia a meteorologista.