Clima

Rio Grande do Sul terá semana com muita chuva e risco de temporais

Essa situação volta a paralisar a semeadura do arroz, que apresenta lentidão, assim como os manejos em lavouras e a adequação de áreas

Após um breve período de tempo seco, as chuvas retornaram ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (07) e devem persistir ao longo de toda a semana. A instabilidade se deve a um sistema de baixa pressão combinado ao fluxo de umidade de ar quente vindo da região norte do país.

“Esse sistema vai ficar sobre o estado durante praticamente toda a semana”, afirma a meteorologista do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Jossana Cera. Essa situação volta a paralisar a semeadura do arroz, que apresenta lentidão, assim como os manejos em lavouras e a adequação de áreas.

Previsão do Tempo

A chuva se concentra na metade norte do estado até amanhã (09), enquanto as demais regiões do Rio Grande do Sul apresentam tempo seco com muitas nuvens.

O fluxo de umidade e o sistema de baixa pressão se intensificam entre a quinta e a sexta-feira (11), provocando chuva mais forte, principalmente no norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul. “Além da chuva, a gente pode ter a formação de alguns temporais isolados com vento e até queda de granizo. Então nessa semana a gente não vai ver o sol”, ressalta a meteorologista.

Os maiores acumulados de chuva estão previstos para as regiões noroeste e norte do Rio Grande do Sul, com volumes próximos dos 100 milímetros.

“As chuvas vão ocorrer em todas as regiões e são chuvas que, infelizmente, acabam paralisando serviços, tanto da semeadura quanto de adequação de áreas para essa próxima safra”, lembra Jossana.

O tempo volta a ficar estável apenas entre o sábado (12) e a segunda-feira (14). Porém, na segunda, a chuva já começa a retornar ao território gaúcho.

Temperaturas

Com a chuva e nebulosidade, as temperaturas ficam mais baixas ao longo desta semana. “A temperatura mínima e máxima vão ser muito próximas devido a chuva e maior cobertura de nuvens”, explica Jossana. Sem a expectativa de queda brusca de temperatura, também não há previsão de geada.