Previsão do Tempo

Chuva volta a ganhar força no RS nesta semana

A atenção está voltada para a persistência da chuva no decorrer da próxima semana, o que pode acarretar em alagamentos nas áreas urbanas e possíveis enchentes

Foto de gotas de chuva em vidro.
A chuva pode se intensificar entre a quinta (10) e a sexta-feira (11) com a entrada de novas instabilidades | Foto: Joy Stamp/Unsplash

A semana que começa hoje (07) será marcada por novas áreas de instabilidades, associadas a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, estimulando nuvens carregadas em parte do Rio Grande do Sul. A segunda semana de outubro será de muita atenção para chuvas, que podem ser de moderadas a fortes – intensidades que poderão acarretar em altos volumes acumulados.

A Climatempo chama atenção para a possibilidade de alterações na intensidade, volume e área de abrangência da chuva entre 07 e 11 de outubro, conforme o deslocamento dos sistemas. A chuva pode se intensificar entre a quinta (10) e a sexta-feira (11) com a entrada de novas instabilidades.

As condições de chuva forte já aumentam nesta segunda (07) e na terça (08). Os volumes podem ficar em torno dos 50 aos 90mm nas missões, no noroeste, centro e vales do Rio Grande do Sul. A divisa do estado gaúcho com Santa Catarina fica em alerta até meados da próxima semana para temporais localizados, raios e ventos moderados a fortes.

A atenção está voltada para a persistência da chuva no decorrer da próxima semana. Segundo a Climatempo, isto pode acarretar em alagamentos nas áreas urbanas e possíveis enchentes.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial de tempestade até às 15h desta segunda-feira. Há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O aviso é válido para o Oeste de Santa Catarina e para as regiões Noroeste, Centro Ocidental, Sudoeste, Centro Oriental e Sudeste do Rio Grande do Sul.

Com informações de Climatempo