Rentabilidade

Calculadora do Leite deve ajudar produtores a estimarem preços

A Calculadora foi elaborada na Câmara Técnica do Conseleite por lideranças dos produtores e indústrias com apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Objetivo é aumentar produtividade e competividade do leite gaúcho | Foto: Aleksandar Littlewolf/Freepik
Objetivo é aumentar produtividade e competividade do leite gaúcho | Foto: Aleksandar Littlewolf/Freepik

O Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do RS (Conseleite) disponibilizou nesta terça-feira (01) a Calculadora do Leite. A ferramenta gratuita deve auxiliar o produtor a projetar a rentabilidade conforme a qualidade do leite produzido. A calculadora está disponível no site do Conseleite.

“É uma melhoria que chega para incentivar os produtores a seguirem adotando as melhores práticas em suas propriedades a fim de que o leite gaúcho aumente sua produtividade, competitividade e qualidade”, assinala Darlan Palharini, secretário executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat/RS).

A calculadora leva em conta parâmetros fornecidos pelo produtor que integram a base de referência padrão do leite | Imagem: Reprodução/Conseleite

Para o cálculo do valor de referência/mês são equalizados os parâmetros fornecidos pelo produtor que integram a base de referência padrão do leite. Eles levam em conta o volume (litros por dia), os percentuais de gordura e proteína e índices para contagens de Células Somáticas (CCS) e Bacterianas (CBT). A Calculadora foi elaborada na Câmara Técnica do Conseleite por lideranças dos produtores e indústrias com apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Fonte: Conseleite