Safra

Semeadura do arroz avança, mas chuvas interrompem trabalhos

O Irga afirma que ainda não há prejuízos e que não possui levantamentos sobre inundações

Foto de máquinas vermelhas realizando a semeadura do arroz perto de rio ou lago.
Semeadura do arroz está começando no Estado| Foto: Ricardo Dalcin/Irga

Os trabalhos de semeadura do arroz avançaram nesta semana no Rio Grande do Sul. O Estado atingiu 77,6 mil hectares, equivalente a 8,19% dos 948.3 mil ha previstos pelo Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Na semana passada, o índice não chegava a 1% da área total.

Apenas os produtores da regional Zona Sul não começaram a semeadura ainda. A Fronteira Oeste segue como a mais adiantada, com 75 mil hectares semeados (26,67% dos 281.542 ha estimados). Já na região Central, os números revelam 1.336 ha (1,06% dos 125.860 ha previstos).

Chuvas

As fortes chuvas desta semana irão atrapalhar os trabalhos de semeadura, com exceção das áreas que trabalham com o sistema pré-germinado. De acordo com o Irga, como a semeadura está no início, não há prejuízos, mas deve haver certo atraso nos trabalhos. O instituto não possui levantamentos sobre inundações.

De acordo com o gerente da Extensão Rural (Dater) do Irga, Luiz Fernando Siqueira, a maioria das regiões do estado terão condições de semeadura somente quando o tempo novamente melhorar. “Como estamos no final de setembro, provavelmente só teremos tempo bom novamente em outubro”, afirma.

A previsão, no entanto, indica que as chuvas podem retornar ao Rio Grande do Sul a partir da próxima segunda-feira (30). Elas devem seguir com frequência até, pelo menos, 10 de outubro. “Essas chuvas podem ser expressivas, então acaba sendo um ponto de preocupação”, alertou a meteorologista do Irga, Jossana Cera, em entrevista ao Portal Destaque Rural.

Confira

Com informações do Irga