A semana que começa será de muito alto risco no Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul. O alerta é para temporais frequentes com muitos raios e elevada probabilidade de granizo, com chuva excessiva a extrema, alagamentos, inundações, cheias de rios e enchente.
A MetSul Meteorologia alerta para um evento de chuva extrema no Sul do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai e áreas adjacentes. A chuva já começou no domingo (22) em pontos mais ao Sul do estado, mas a instabilidade mais intensa vai ocorrer entre hoje (23) e o começo da quinta-feira (26).
Este deve ser o maior episódio de chuva no Rio Grande do Sul desde o fim de abril e o começo de maio, conforme o instituto de meteorologia. Apesar disso, a abrangência e os volumes da chuva tendem a ser menores. Este episódio de chuva excessiva vai afetar mais áreas do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul, enquanto a Metade Norte não será atingida por chuvas extremas. Desta forma, as bacias do Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e outras não tem risco de enchentes.
Alertas
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu aviso de Acumulado de Chuva, válido até às 12h de quarta-feira (25), para o Sudoeste e Sudeste Rio-grandense. O aviso vermelho, de grande perigo, alerta para chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há “grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, conforme o Inmet.
Parte da Metade Sul do estado também segue sob aviso de perigo de tempestade até às 12h de amanhã (24). O alerta é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já a área Central do estado recebeu aviso de perigo potencial de tempestade, também até às 12h de amanhã (24). O risco é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
Enquanto isso, a Metade Norte do Estado está sob aviso de Perigo Potencial devido à onda de calor que atinge grande parte do país.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu diversos alertas ao longo desta segunda-feira. Seguem válidos os alertas de chuva persistente, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas áreas marcadas em vermelho nos mapas até às 20h. Em caso de emergência, a orientação é ligar para 190/193.
Com informações da MetSul