Previsão do Tempo

Primavera deve ter clima seco no PR e SC e chuvas no RS

As temperaturas devem ficar acima da média climatológica no Sul do país

Foto de flores brancas em primeiro plano com céu azul ao fundo.
O clima deve continuar seco no país até meados de novembro | Foto: Dulcineia Dias

A estação da primavera 2024 começa oficialmente no Brasil no próximo domingo, 22 de setembro, às 9h44 (hora de Brasília). Na região Sul, as chuvas devem ficar abaixo da média histórica no Paraná e em Santa Catarina. Já para o Rio Grande do Sul, a tendência é de chuvas próximas e acima da média.

As temperaturas devem ficar acima da média climatológica, principalmente no oeste da região Sul, conforme o Prognóstico da Primavera elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME).

“Na Região Sul, a previsão de chuva abaixo da média pode prejudicar o início da safra de grãos nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Porém, o Rio Grande do Sul, pode ser beneficiado por chuvas mais regulares, favorecendo as lavouras de inverno que ainda estão em campo, bem como o plantio da safra 2024/2025. Porém, pode haver redução dos níveis de umidade no solo no mês de dezembro, caso o fenômeno La Niña se estabeleça”, alerta o Inmet.

Brasil

Apesar da mudança da estação, o clima deve continuar seco no país até meados de novembro.

As chuvas podem ficar acima da média em pontos isolados, como Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas; sudeste da Bahia; e Rio Grande do Sul.

Além disso, é esperado um retorno gradual das chuvas nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste). No entanto, a qualidade e o volume de chuvas, durante a estação, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e parte da Sul dependerão da umidade vinda da Amazônia.

“O prognóstico climático aponta para o retorno gradual da chuva na porção sul das
regiões Centro-Oeste e Sudeste, a partir de outubro, fator importante para a elevação do
armazenamento de água no solo e o estabelecimento das fases iniciais das culturas no
campo, como a soja e milho. Entretanto, na porção norte das regiões Centro-Oeste e
Sudeste, a irregularidade das chuvas no início da primavera, combinada com altas
temperaturas, pode reduzir os níveis de água no solo”, indica o Inmet.

Neste período da primavera, o INMET indica que o sul do Amazonas, que é uma das áreas onde se concentra os focos de incêndios naquele Estado, ainda vai sofrer com a seca e a incidência de queimadas e incêndios florestais até outubro.

Fenômeno La Niña

O fenômeno climático La Niña pode iniciar no Brasil já neste mês de setembro com 58% de chances no trimestre que vai até novembro. Já no trimestre outubro-novembro-dezembro/2024, a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%. Até o início oficial do fenômeno, segue a condição de neutralidade.

O Inmet lembra que o La Niña costuma reduzir as chuvas na Região Sul do País, enquanto nas regiões Norte e Nordeste, há um aumento da chuva. Entretanto, pondera que o clima no país depende de outros fatores que devem ser analisados.

A primavera se encerra no Brasil em 21 de dezembro, às 6h20 (hora Brasília).

Com informações do Inmet