Opinião

Mais que cobertura do solo

Foto de aveia preta em cobertura de solo e pastejo.
A contribuição das chamadas culturas de cobertura é muito maior que apenas a formação de palha para cobrir o solo e viabilizar a semeadura direta | Foto: Luiz Henrique Magnante/Embrapa Trigo

A expansão da prática de plantio de espécies para cobertura do solo no período vago entre duas safras comerciais ou em substituição ao antigo pousio é mais um fator positivo na agricultura do sul do Brasil.

Inicialmente empregadas de forma solteira, parece-me, no entanto, que a tendência atual é aproveitá-las na forma de misturas de espécies, o que enriquece o seu papel.

A disponibilidade de sementes legais de algumas delas, por razões diversas, ainda é bastante limitada. No cadastro do RNC (CultivarWeb), no campo “nome científico”, constam várias dessas misturas habilitadas para comércio de sementes. No entanto, por esse cadastro não consegui acessar nenhum nome comercial dessa categoria (!). Na internet, não há muita informação sobre oferta de sementes comerciais dessas misturas. Tenho para mim que o mercado ainda não se firmou.

A realidade atual é que a contribuição das chamadas culturas de cobertura é muito maior que apenas a formação de palha para cobrir o solo e viabilizar a semeadura direta. Estudos científicos e os resultados práticos obtidos pelos produtores que já se beneficiam delas atestam sua importância.

Apesar de não gerarem renda imediata, para mim elas correspondem a uma poupança depositada no solo. Os juros virão em benefício de melhor desempenho das culturas comerciais frente a fatores estressantes ou a uma melhoria na produtividade. Na Argentina são nomeadas como “cultivos de servicios” em reconhecimento aos diversos benefícios por elas proporcionados ao solo e às culturas “cash”.

Eu não sei qual seria a terminologia mais adequada para nomeá-las mas “culturas de cobertura” não faz mais jus ao mérito delas.

Opinião

As ideias expressas nesta coluna são exclusivamente do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, a posição do Portal Destaque Rural.

Confira também