Recuperação

Clima contribui para desenvolvimento do trigo em Santa Catarina

A produtividade média estadual do trigo deve ter um incremento de 59,3%

Foto de espigas de trigo em lavoura.
Conforme levantamento, 95% das lavouras estão em boas condições | Foto: Aires Mariga/ Epagri/Cepa

A expectativa para a produção de trigo na safra 2024 segue positiva em Santa Catarina. O clima vem contribuindo para as lavouras, sendo que 95% estão em boas condições, enquanto em apenas 3% a condição é média e em 2% a condição é ruim. A produtividade média estadual do trigo deve ter um incremento de 59,3%, segundo o monitoramento do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa). Os dados foram divulgados no Boletim Agropecuário de setembro, que pode ser acessado no site do Observatório Agro Catarinense, da Epagri e da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAR).

A produção de trigo, assim como a de alho e cebola, foi prejudicada pelas condições climáticas na safra 2023/2024, especialmente o excesso de chuva registrado em Santa Catarina nos meses de setembro e outubro. Com isso, houve uma redução significativa da produtividade, situação que pode ser revertida na safra atual em virtude das previsões climáticas favoráveis.

Trigo

Em todo o Estado, até a última semana de agosto, cerca de 80% da área destinada ao plantio de trigo encontrava-se em fase de desenvolvimento vegetativo e 20% já havia alcançado a fase de florescimento.

A estimativa atualizada da área plantada é de 121 mil hectares, redução de 11,8% em relação à safra passada. A produtividade média estadual está estimada em 3.563 quilos por hectare, um aumento de 59,3%. Com isso, a produção estadual deverá crescer 40,7%, chegando a 432 mil de toneladas, segundo melhor resultado da série histórica acompanhado no Observatório Agro Catarinense.

Alho

A safra catarinense de alho 2024/2025 foi toda implantada. Do total da área plantada, 97% das lavouras se encontram na fase de desenvolvimento vegetativo e 3% em bulbificação. De maneira geral, a condição das lavouras é considerada boa e a produtividade deve ter incremento de 44,43%, chegando a 10,53 toneladas por hectare.

Cebola

A safra catarinense foi toda implantada e se encontra na fase de desenvolvimento vegetativo, com 94 % das lavouras em boas condições. A produtividade deve chegar a 30.490 kg/ha, aumento de 39,82%.

Banana

No comparativo da safra 2024/2025 com a anterior, a estimativa é de crescimento de 16,8% na produção catarinense de banana, com aumento de 13,8% na produtividade média.

Feijão

Atualmente, o feijão está em período inicial de semeadura no Estado. A estimativa inicial para a safra catarinense 2024/25 de feijão (1ª safra) é de um crescimento de 3,56% na área plantada, na comparação com a safra anterior. A produtividade média esperada também deverá crescer, chegando a 1.924 quilos por hectare, crescimento de 11,34%. Com isso, é esperado um aumento de 15,31% na produção, que deve chegar a aproximadamente 55,5 mil toneladas.

Fonte: Epagri/Cepa