O verão é a estação em que mais chove sobre a maioria das áreas do Brasil. Temporais que provocam muita chuva em poucos minutos ou períodos de 3 a 7 dias consecutivos de muita chuva são comuns na estação, em muitos estados.
A circulação dos ventos global e particularmente sobre a América do Sul durante o verão, e o maior aquecimento natural do ar e do mar, organizam sistemas meteorológicos especiais que são capazes de produzir grandes volumes de chuva.
Para a maioria das áreas do Brasil, a maior parte do volume médio de chuva anual ocorre durante os meses de primavera e principalmente do verão.
A ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul – é um destes sistemas meteorológicos especiais que produzem chuva volumosa e persistente sobre parte do Brasil.
A ZCAS se forma mais de uma vez em praticamente todos os verões, porém não sobre os mesmos estados. A maior concentração de áreas de chuva pode mudar de lugar em um mesmo verão e de um verão para outro. Fenômenos oceânicos-atmosféricos globais como El Niño e La Niña e a temperatura do oceano Atlântico Sul também influenciam no posicionamento médio da ZCAS; e na intensidade do fenômeno.
O histórico de desastres naturais no Brasil está altamente relacionado com eventos de ZCAS.
Fonte: ClimaTempo