Previsão do Tempo

Chuva será seguida pelo frio, geada e possibilidade de neve no Sul do Brasil

A frente fria traz chuva ainda nesta sexta-feira para a maior parte do estado de Santa Catarina e parte do estado do Paraná

Foto de mapa mostrando projeção de chuva para 24 horas até 21h desta sexta em que se observa a possibilidade de chover com volumes altos no Oeste catarinense e em áreas da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.
Projeção de chuva para 24 horas até 21h desta sexta-feira (23) | Mapa: MetSul

Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta sexta-feira (23) com chuva em todos os estados com volumes altos em algumas localidades da região. A instabilidade antecede uma nova onda de frio que irá trazer baixas temperaturas, formação de geada e ainda a possibilidade de neve nos pontos mais altos da Região Sul.

Chuva

A frente fria avançou na quinta-feira (22) pelo Rio Grande do Sul, depois de dias semi-estacionária entre o Sul gaúcho e o Uruguai, levando chuva para todas as regiões do estado e mesmo com alguns temporais isolados no interior.

Os acumulados de chuva em 24 horas até o final da madrugada desta sexta-feira (23) na rede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram de 15 mm a 30 mm na maioria das estações, mas com marcas de 41 mm em Erechim, 39 mm em Santiago e 38 mm em São Vicente do Sul.

Nesta sexta-feira, a frente provoca chuva em áreas do Norte e do Nordeste do estado, principalmente em parte do Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Vales, Grande Porto Alegre, Serra, Aparados e Litoral Norte. No Oeste e no Sul, tempo firme na maioria das áreas com ocasional garoa isolada.

A frente fria traz chuva ainda nesta sexta-feira para a maior parte do estado de Santa Catarina e ainda afeta parte do estado do Paraná, não se descartando alguns temporais isolados com queda de granizo e vento forte.

A projeção de chuva para 24 horas até 21h desta sexta traz a possibilidade de chover com volumes altos no Oeste catarinense e em áreas da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

Amanhã, sábado (24), a frente fria vai se mover mais para o Norte e levar chuva para parte do Mato Grosso do Sul, especialmente no Sul do estado, e ainda áreas de São Paulo, como o Sul e o Leste paulista, com queda da temperatura depois de uma onda de calor.

Frio

A parte mais intensa da massa de ar frio deverá atuar no Sul do Brasil durante o fim de semana. A massa de ar frio estará associada a um centro de alta pressão localizado entre o Centro e o Norte da Argentina, ou seja, a trajetória do ar polar será continental, pelo interior do continente.

A Região Sul do Brasil será a mais afetada por esta nova incursão de ar frio com marcas abaixo de zero em diversas cidades, especialmente de maior altitude. Marcas de -5ºC e -7ºC podem ser esperadas no Planalto Sul Catarinense e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.

Serão vários dias seguidos com mínimas baixas no Sul do Brasil com as temperaturas mais frias previstas para o fim de semana e a primeira metade da semana, quando grande parte das cidades do Sul deve ter marcas abaixo dos 5ºC e em muitas perto de 0ºC. Em Porto Alegre e região metropolitana, as mínimas mais baixas ocorrem de domingo a quarta da semana que vem.

A MetSul estima chance média a alta de precipitação invernal, seja chuva congelada ou neve fraca, durante o domingo (25) nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina por conta da onda de frio. Modelos apontam chance maior principalmente para o Planalto Sul Catarinense, na área de São Joaquim. Na Serra Gaúcha, não se descarta principalmente chuva congelada com eventual neve em alguns pontos.

Fonte: MetSul