Clima

Frio ainda deve aumentar no Rio Grande do Sul; confira a previsão do tempo

Com a chegada de uma massa de ar polar, as temperaturas devem baixar ainda mais na terça-feira (09)

O frio se instalou sobre o Rio Grande do Sul e deve prosseguir ao longo dos próximos dias. Enquanto a chuva se desloca para o Norte do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e parte do Paraná, o ar frio avança na retaguarda, diminuindo as temperaturas, principalmente na região da Fronteira Oeste, Campanha, Zona Sul e parte da região Central.

Nos últimos dias, essas regiões vêm registrando dias de tempo aberto e as temperaturas mais baixas do ano até o momento. De acordo com a MetSul, o município de Pinheiro Machado, no Sul do estado, anotou a menor temperatura deste ano até agora no Rio Grande do Sul, com 7,3ºC abaixo de zero no início do sábado (06).

Previsão do tempo

A nebulosidade vai seguir na terça-feira (09), principalmente na região Nordeste do estado. Com a chegada de uma massa de ar polar, as temperaturas devem baixar ainda mais amanhã no estado, “principalmente na região da Campanha, indo de Jaguarão até Quaraí e Uruguaiana, essa região vai ter temperaturas bem baixas, pode fazer até -3ºC em alguns pontos, bastante frio”, alerta a meteorologista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Jossana Cera.

A partir da quarta-feira (10), as temperaturas começam a aumentar, mas o frio continua. “ A gente vai ter, ao longo da próxima semana, pelo menos até o próximo domingo (14), temperaturas mínimas entre 2ºC e 5ºC graus na média do estado”, destaca Jossana.

A nebulosidade permanece até a sexta-feira (12) nas regiões mais ao Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul, mas as demais regiões seguem com o tempo seco e sem chuva.

A temperatura deve começar a subir de forma mais significativa a partir da próxima segunda-feira (15). O retorno da chuva para todas as regiões deve ocorrer apenas entre os dias 20 e 23 de julho.

Alerta

O Instituto Nacional De Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso para onda de frio no Rio Grande do Sul, alertando para temperaturas 5ºC abaixo da média e riscos à saúde. O aviso é válido para a maior parte do estado e segue até às 8h da quarta-feira (10).

Geada

A ocorrência de geada será mais difícil no Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, onde há nebulosidade. No restante do estado é provável que ocorra geada ampla nos próximos dias, principalmente na Fronteira Oeste, Campanha e parte da Zona Sul.

Precipitação invernal na Serra

A Sala de Situação do Rio Grande do Sul informa que há possibilidade de precipitação invernal à noite em pontos mais altos da Serra, o que inclui chuva congelada e neve. “A gente vai ter umidade, que é a presença de algumas nuvens, onde tem previsão de precipitação. Se essa precipitação vai ser neve, chuva congelada ou apenas chuva normal vai depender da temperatura e do avanço dessa massa de ar polar para essas regiões”, informa Jossana Cera. Ela ressalta que essa ocorrência vai depender muito da velocidade com que essa massa de ar vai chegar e se ela vai encontrar uma maior umidade.