Clima

Alerta para chuvas frequentes e volumosas no Paraná

Nuvens carregadas provocam temporais e os próximos dias serão marcados por muita nebulosidade.

Uma nova frente fria avança pela Região Sul nesta quinta-feira (27) e chega ao estado do Paraná até o fim do dia. Além disso, uma área de baixa pressão atmosférica se forma na costa, entre o Paraná e o estado de São Paulo e ajuda na formação de áreas de instabilidade que trazem chuvas ao Estado. 

As nuvens carregadas provocam temporais e os próximos dias serão marcados por muita nebulosidade. Estão previstos raios, granizo e fortes rajadas de vento, principalmente nas áreas do leste do Paraná, o que inclui o litoral e a região de Curitiba. 

Na sexta-feira (28), a chuva ganha ainda mais intensidade. Até o próximo domingo (30), são esperados acumulados elevados, principalmente no leste paranaense. Além de atrapalhar as áreas urbanas, a chuva também pode afetar a região portuária de Paranaguá.  

Curitiba 

Em Curitiba a chuva vai ser forte e volumosa no fim desta semana. Do início do mês até está quarta-feira, dia 26, já foram registrados 208mm de chuva na capital e a média Climatológica para janeiro é de 218mm. 

A quinta-feira ainda será quente e a chuva se concentra ao fim do dia. A partir de sexta-feira, os dias serão marcados por céu encoberto e pancadas a qualquer momento.

As precipitações vão ocorrer de maneira persistente até o início da próxima semana, e as condições previstas elevam o risco de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, falhas na distribuição de energia e deslizamentos de terra.

As temperaturas diminuem, com relação aos dias anteriores, por causa da entrada de uma massa de ar polar na retaguarda da frente fria. Não há previsão de frio, mas já é um alívio no calorão dos últimos dias. 

Fonte: ClimaTempo