A chuva tem sido constante na segunda metade do mês de junho no Rio Grande do Sul, inclusive com altos acumulados e cheias de rios. Há previsão para mais chuva nesta quarta-feira (26), mas a partir da quinta-feira (27), o estado deve apresentar vários dias de tempo seco, favorável para o cultivo da safra de inverno.
“Até o dia 10 de julho devemos ter tempo seco no estado, com predomínio de frio mais intenso no próximo final de semana [29 e 30 de junho]. A partir daí, as temperaturas gradativamente, lentamente, vão se elevando”, aponta a meteorologista do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Jossana Cera.
Depois desse período de tempo seco e temperaturas mais elevadas, é provável que novas áreas de instabilidade provoquem chuvas no estado.
Baixa pressão
O amanhecer desta terça-feira (25) marcou uma mudança do tempo no estado, com diminuição das temperaturas. O município de Bagé chegou a registrar geada forte, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Amanhã (26), um sistema de baixa pressão deve provocar chuva na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, principalmente no Centro, Leste e norte do estado. A região da Fronteira Oeste terá os menores acumulados.
Na quinta-feira (27), uma nova massa de ar frio deve ingressar no Rio Grande do Sul. “No final de semana, a gente vai ter tempo seco e bastante frio no estado. Pelo menos até a próxima terça-feira (02), teremos mínimas bastante baixas, ao redor de zero até 5ºC , a depender da região. Algumas regiões também devem registrar temperaturas negativas”, alerta Jossana. Além disso, há possibilidade de formação de geada nos próximos dias.