O tempo segue instável entre esta sexta-feira (03) e o final de semana no Rio Grande do Sul. Apesar do volume de chuva diminuir, as pancadas de chuva ainda podem ocorrer, agravando a situação nos municípios já fragilizados pelos altos acumulados dos últimos dias.
Risco alto novamente para elevação dos rios
A chuva forte que assolou o estado contribuiu significativamente para o aumento repentino do volume do rio Taquari, na região do Vale do Taquari, ultrapassando os 30 metros em cidades como Estrela e Lajeado.
Nas últimas 24 horas foram registrados grandes volumes de precipitação, principalmente na região norte e nordeste do estado, com acumulados superando os 200mm pontualmente na bacia Passo Fundo. Em função disso, os rios apresentam níveis em tendências de elevação em todo estado, e com níveis significativamente acima das cotas de inundação para as bacias dos rios Caí (São Sebastião e Montenegro), Taquari (desde Muçum, Estrela até Taquari), Jacuí (entre Dona Francisca e Eldorado do Sul), Sinos (de Taquara a São Leopoldo e Nova Santa Rita), Gravataí (de Gravataí a Canoas) e Guaíba (inundação histórica).
Nos Vales a tendência atual é de declínio, apesar de se manter os níveis elevados ao longo do dia. Devido previsão de novas precipitações volumosas ainda nas próximas 48 horas, é esperada a manutenção da tendência de elevação nos principais rios do estado.
Ainda nesta sexta-feira (03), com a atuação do fluxo de umidade vindo do Norte do país, as chuvas fortes e constantes seguem atuando na metade norte do estado, e até o final do dia, podemos ter acumulados entre 50 e 130 mm, podendo ficar acima dos 150 mm no norte gaúcho e nas regiões de divisa com Santa Catarina. No oeste, região das missões e nas áreas mais centrais, podemos ter ainda chuva fraca, pontualmente moderada.
Fonte: Climatempo