A previsão para as próximas duas semanas na região Sul do país promete chuvas, que podem ser intensas em algumas regiões, de acordo com o Informativo Meteorológico publicado nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A semana já inicia com tempestade devido ao calor e alta umidade em áreas do Rio Grande do Sul. No decorrer da semana, um sistema frontal sobre o oceano ainda irá provocar chuvas intensas sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Inmet reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais.
Já para a próxima semana, entre 30 de abril e 08 de maio, o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná devem registrar pancadas de chuvas que podem superar 70,0 mm. No restante da região, a previsão é de menores acumulados.
Para o mês de maio na Região Sul, a previsão é de chuva acima da média em grande parte do território.
Confira a previsão para as demais regiões do país nas próximas duas semanas:
Previsão para a 1ª semana (22 de abril a 29 de abril):
Região Norte: são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 70,0 mm em áreas do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.
Região Nordeste: a atuação da ZCIT irá provocar áreas de forte instabilidade no norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, com chuvas superiores a 70 mm. Na parte leste, são previstos acumulados maiores que 60 mm, principalmente em áreas do SEALBA (região que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia). Destaque para o litoral da Bahia, onde pode ocorrer pancadas de chuvas expressivas e acima de 100 mm, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. Já no interior da Bahia, não há previsão de chuva.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: será de tempo quente e seco em grande parte da região, exceto no noroeste de Mato Grosso e norte do Espírito Santo, onde deve ocorrer chuvas rápidas e passageiras.
Previsão para a 2ª semana (30 de abril a 08 de maio):
Região Norte: são previstos acumulados maiores que 70,0 mm em grande parte da região, exceto em áreas do Acre, Tocantins, além do sul do Pará e de Rondônia, com volumes inferiores a 50 mm.
Região Nordeste: a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 70,0 mm no norte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e na faixa leste da região. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.
Regiões Centro-Oeste e Sudeste: a previsão é de tempo seco e quente em grande parte da região, exceto no noroeste do Mato Grosso, sudeste de São Paulo e extremo-sul de Mato Grosso do Sul, que deve ocorrer chuvas que podem superar os 60 mm.
Fonte: Inmet