Com a colheita da soja praticamente encerrada em Palotina no Paraná, o Sindicato Rural do município classificou a safra 2023/24 como decepcionante para os produtores locais.
O Presidente da entidade, Edmilson Zabot, apontou que a expectativa era obter produtividades entre 60 e 65 sacas por hectare, chegando em até 70, mas a média final deverá ficar entre 50 e 55 sc/ha.
Zabot destaca que, após um início promissor de plantio, a região passou por um período de veranico e altas temperaturas, o que prejudicou a produtividade e tirou qualidade dos grãos colhidos, afetado no peso e gerando descontos na entrega.
A falta de chuvas e as altas temperaturas também já são uma preocupação para a segunda safra de milho. O presidente relata que algumas regiões tiveram que replantar e as lavouras semeadas entre o final de janeiro e fevereiro estão com desenvolvimento ruim.
Diante desses cenários, os produtores do município buscam segurar o máximo possível das vendas dos dois grãos, esperando uma possível recuperação nos preços.
Destaque Rural, com informações do Notícias Agrícolas