O setor de Fomento de Suínos da Coopavel realizou a entrega da premiação para os melhores colocados da suinocultura de 2023 – integrados à cooperativa. A cerimônia, com a participação de autoridades, técnicos e produtores, aconteceu no setor da pecuária dentro da 36ª edição do Show Rural Coopavel. Além de troféus, os produtores receberam brindes fornecidos por parceiros.
O casal Ademir e Neuza Oldoni (Cascavel) ficou em primeiro lugar; Ilair Alves de Morais (Matelândia) em segundo, Edgar Koning (Toledo) em terceiro, Bruno Miguel Arenhart (Cascavel) em quarto e Edinaldo Dufek e Débora Cristina Domiciano (Corbélia) ficaram em quinto lugar. O resultado do primeiro colocado foi de 1,769 (melhor lote de 2023) – a média do ano foi de 1,8205 com conversão ajustada e a mortalidade média do período foi de 0,74%.
O gerente do Fomento e Frigorífico de Suínos da Coopavel, Genézio Ricardo Garbin, atribui o desempenho dos produtores ao trabalho de cada um e ao suporte técnico que a Coopavel dá aos seus cooperados. “Isso serve de incentivo para os demais 132 produtores que nós temos, para que no ano que vem eles estejam aqui nesta premiação como premiados. O trabalho técnico que é desenvolvido com genética, nutrição e manejo é realmente buscando o melhor resultado que a nossa genética pode entregar para nossos frigoríficos. Proporcionando também uma excelente carne disponível para todos os nossos consumidores do Brasil e do mundo”, pontua Garbin.
Desempenho
Segundo o gerente de Fomento e Frigorífico de Suínos, durante o ano os produtores fizeram de dois a três lotes e se destacaram por desempenho zootécnico. “Isso significa que além de uma boa genética, de uma boa nutrição, nós temos um bom manejo. E o manejo é a responsabilidade do produtor. Então os cinco premiados aqui foram os melhores em atender todas as exigências técnicas que a empresa solicita. Eles cumpriram todo o regramento e por isso estão aqui hoje recebendo o destaque e sendo premiados. Com certeza, além obter uma melhor remuneração, também trouxeram bons resultados para a nossa cooperativa em termos zootécnicos. Ou seja, mais carne com menos consumo de nutrição”, explica Genézio.
Destaque
Neuza Oldoni levou pra casa o troféu do primeiro lugar. Ao ser questionada onde estava o marido, Ademir Oldoni, já deu uma dica valiosa que contribuiu para sairem do quinto lugar em 2022 e assumirem a liderança da produção em 2023: “Ademir ficou cuidando da granja, não podemos deixar de cuidar um dia se quer”, frisou.
“Me sinto muito privilegiada com essa premiação, é fruto de muito trabalho, mas não é só mérito nosso, mas também do nosso veterinário, o Gustavo. Ele sempre nos deu amparo e suporte e agora estamos muito felizes com o resultado”, salientou dona Neuza. A família tem uma propriedade na comunidade de Alto Bom Retiro em Cascavel e um barracão que aloja entre 450 a 500 animais.