Clima

RS segue sob alerta de onda de calor

A onda de calor que atinge o Sul do país desde a semana passada segue afetando a região até pelo menos a noite de quarta-feira (19). Um novo aviso de perigo foi emitido hoje (17) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O risco é de temperaturas até 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias. Essas condições trazem perigos à saúde.

Além de quase todo o Rio Grande do Sul, a onda alcança o Oeste e Sul catarinense. No Paraná, são afetados o Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste e Centro-Sul Paranaense. A onda ainda chega ao Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Onda de calor

A forte onda de calor alcançou o auge entre a sexta-feira (14) e o final de semana (15 e 16). O domingo foi marcado por intenso calor e sensação de abafamento no Rio Grande do Sul. Áreas com pancadas de chuva e vento forte, com indicativo de granizo localizado, também foram verificados no Estado. A situação deve se repetir nesta segunda-feira.

O calor associado ao aumento de umidade trazem pancadas de chuva e trovoadas ao Rio Grande do Sul, com risco de temporais localizados. Uma frente fria chegou no final do domingo e na segunda-feira reforçando a instabilidade, com acumulados de chuva que podem superar os 50 mm em pontos do Rio Grande do Sul. As temperaturas máximas ficam próximas ou ainda superam os 40°C, do centro para o norte e noroeste do RS, apesar do aumento de umidade e de nebulosidade.

O principal registro foi em Uruguaiana, com 41,8°C de temperatura máxima, esta é a maior temperatura da cidade desde 1951. Para fins de comparação, a máxima de 41,8°C ficou perto da maior temperatura máxima já registrada no Rio Grande do Sul, pela rede de estações do INMET, desde o início das medições, que é de 42,6°C em 1943, registrada em Jaguarão/RS.