Milho

Plantio da soja chega a 95% com ocorrência de chuvas em regiões do RS

O plantio da soja avançou apenas dois pontos percentuais nas últimas duas semanas, chegando a 95% da área total estimada no Estado. Em regiões onde ocorreram chuvas durante a semana entre 06 e 12 de janeiro, os produtores que ainda não tinham finalizado o plantio realizaram a operação.

Das lavouras implantadas, 3% já estão em enchimento de grãos, 28% em floração e 69% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo. O panorama faz parte do Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (13) pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Na regional de Erechim, o plantio de soja alcançou 100% da área estimada. As chuvas ocorridas na semana de 04 a 10/01 ajudaram a amenizar o desenvolvimento inconsistente da cultura. No entanto, as perdas já consolidadas afetam em torno de 20% da produtividade prevista. Com as precipitações, grande parte dos produtores iniciaram os primeiros tratamentos com fungicidas.

A distribuição das chuvas ocorridas na regional de Soledade foi irregular. Porém, em parte da região onde a semeadura estava atrasada, os acumulados de chuva foram maiores, e a semeadura da soja está sendo finalizada.

Milho

A colheita do milho avançou para 20% das áreas no Estado, outros 28% estão em maturação, 25% em enchimento de grãos, 10% em floração e 17% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Assim como a soja, também falta apenas 5% para conclusão do plantio da área total estimada.

Na regional de Ijuí, as perdas na cultura estão consolidadas nas áreas em maturação. As lavouras irrigadas também apresentam redução do potencial produtivo, devido às altas temperaturas. As produtividades médias alcançadas variam de 42 a 155 sacas por hectare, dependendo da tecnologia empregada e do percentual de área irrigada.

Arroz

Praticamente 100% do arroz cultivado no RS é irrigado. Lavouras com bom aporte de água apresentam bom desenvolvimento, favorecidas pela alta insolação. A redução das reservas de água em alguns locais preocupa produtores. O plantio está praticamente finalizado, com 99% da área total estimada. Do total implantado, 4% das áreas estão em enchimento de grãos, outros 22% em floração e 74% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

O manejo da irrigação está racionado na regional de Soledade, com lâmina de água nos quadros de arroz abaixo do normal. A estratégia favorece a incidência de plantas invasoras. Além disso, nessas situações as lavouras têm menor desempenho vegetativo, mas ainda são baixos os
impactos na produtividade média da região.

Fonte: Emater/RS-Ascar