Clima

Chuva no Sudeste e centro-norte; no Sul esquenta mais

Dia de sol e sem previsão de chuva no Rio Grande do Sul (exceto na serra), no oeste de Santa Catarina, no oeste e sul do Paraná.

Nebulosidade sobre o Brasil

A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) está desconfigurando, mas ainda deixa muitas nuvens e chuva sobre a maioria das áreas do Norte, Nordeste.

As nuvens carregadas da da Zona de Convergência Intertropical atuam na costa norte do Brasil. Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) aumenta a nebulosidade no leste do Nordeste. 

O ar seco e quente volta a ganhar força sobre o Sul do Brasil e Mato Grosso do Sul

Previsão do tempo para 11/01/2022 – terça-feira

O tempo continua muito instável,  com risco de chuva volumosa e forte em muitos estados brasileiros.

A maioria das áreas do Sudeste, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte, continua com grande quantidade de nuvens e condições para chuva frequente. Há potencial para alagamentos nos centros urbanos.

Em locais de SP, MG, ES, RJ, GO, TO, BA, MA, PI, PA e litoral do PR e de SC, onde já choveu muito desde dezembro, o solo está encharcado e os rios cheios. Por isso, é alto o risco de mais enchentes e deslizamentos de terra

Ainda há condições de chuva em grande parte do dia na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira e no interior do RJ, incluindo a região serrana. 

Sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite no centro, norte sul e oeste do PA, na maior parte do AM (exceto o norte do estado), AC, RO e centro-norte e oeste de MT.                                                                                                                                                                                      

Sol e chuva passageira no centro, sul e leste da BA.

Dia de sol e sem previsão de chuva no RS (exceto na serra), no oeste de SC, no oeste e sul do PR, em RR, no norte do AM, no sertão do CE, da PB, de PE, de AL, de SE e da BA.

Alertas meteorológicos para 11/01/2022 – terça-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Teresina, Palmas, Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco.

Alerta especial: PERIGO – chuva frequente, forte e volumosa, com potencial para alagamento, região do Médio Paraíba e Serrana, no RJ,  Zona da Mata Mineira, Sul de MG, região da Grande Belo Horizonte Triângulo Mineiro.

Alerta para temporais: norte de SP, Vale do Paraíba (SP), litoral norte de SP, centro-sul do RJ (inclui Grande Rio), GO (exceto no sul do estado),, DF, centro, norte, leste e oeste de MT, TO, sul do AM, RO, AC, leste e litoral do PA.

Atenção para a chuva frequente, forte e volumosa no litoral do PR, no litoral norte de SC e no Vale do Itajaí.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento: SP (exceto norte do estado, Vale do Paraíba e Litoral Norte), centro, norte e leste do PR, incluindo Curitiba (exceto litoral do PR), norte e leste de SC (exceto litoral norte de SC e Vale do Itajaí), região dos Lagos (RJ), Norte/Noroeste do RJ, sul do ES, sul do Vale do Rio Doce e Noroeste de MG, oeste da BA, sul, oeste e norte do PI, MA, litoral do CE, PA (exceto leste e litoral do estado),  sul do AM (exceto região de Lábrea), sul de MT, sul de GO.

Alerta para o ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 12% e 20% no oeste do RS.

Atenção para ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 21% e 30% no sul, centro e norte do RS, oeste de SC, oeste e sul do PR e na fronteira de MS com o Paraguai.