Clima

Previsão é de intensificação das chuvas em janeiro no RS

Dezembro foi mais um mês com chuva abaixo da média no Rio Grande do Sul. Em janeiro, a chuva se intensificará, com precipitação próxima da média semanal nos primeiros sete dias do mês. Já a segunda semana de janeiro será mais ensolarada e quente. Na segunda quinzena, a chuva retorna. O período será mais nublado e chuvoso que o normal, situação que prosseguirá nos primeiros dez dias de fevereiro.

Fevereiro, aliás, será ainda mais úmido que janeiro com precipitação acima da média na Planície Costeira Externa e dentro da média nas demais áreas produtoras. Março e abril, no entanto, serão mais secos que o normal.

Enquanto soja e milho sofrem com a estiagem, o arroz se desenvolve bem na maior parte das áreas produtoras do Estado.

Temperatura

A temperatura permanecerá acima da média em todo o Rio Grande do Sul, mesmo com o aumento da chuva em janeiro e fevereiro. A Fronteira Oeste e a Campanha terão os maiores desvios.

La Niña

Apesar do La Niña, parte do primeiro trimestre de 2022 terá chuva acima da média em Santa Catarina e Paraná, além São Paulo. No entanto, a chuva acima da média não será frequente durante todo o trimestre, assim como a chuva abaixo da média não indica ausência de precipitação. O efeito mais clássico do La Niña será visto no Rio Grande do Sul, com chuva abaixo da média.

Fonte: IRGA/Somar Meteorologia