Esta semana será marcada por calor intenso em várias regiões do Sul do Brasil. Neste primeiro domingo de 2022, a máxima na capital Porto Alegre pode chegar aos 38 °C, Florianópolis também terá um dia quente, a máxima chega aos 32 °C, e em Curitiba, termômetros em torno dos 29 °C!
A passagem de uma nova frente fria traz o retorno da chuva já no domingo (02) nos três estados do Sul do Brasil.
Atenção! Antes da chuva calor e umidade relativa do ar abaixo de 30% por todo o interior da Região.
A combinação entre o aumento da umidade e o calor extremo, gera o risco de temporais isolados a partir da tarde com ventania sobre o estado do Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina e por todo o estado do Paraná, incluindo a região da capital Curitiba e do litoral, pancadas de chuva com risco de trovoadas. A chuva ainda acontece de forma irregular e não acumula volumes significativos.
O tempo fica firme apenas em áreas do litoral do Rio Grande do Sul e no sudeste catarinense.
Semana abafada e com chuva
Na segunda-feira (03) o calor, a aproximação da frente fria e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera concentram o ar úmido e facilitam a formação de áreas de chuva por todo o Sul do país.
A chuva acontece em vários momentos, intercalando aberturas de sol sobre o noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Nestas regiões há risco de chuva intensa e volumosa, com rajadas de vento no decorrer do dia. Nas demais áreas da Região, as pancadas de chuva acontecem de forma isolada. Não deve chover apenas no litoral gaúcho.
Na terça-feira (04), o céu fica cheio de nuvens e chove em vários momentos, por todo o centro-sul gaúcho. Em Porto Alegre, Santa Catarina e no Paraná, sol e pancadas de chuva com risco de trovoadas. As temperaturas ainda seguem elevadas e o ar fica abafado o que pode aumentar as condições para chuva forte em grande parte da Região.
A frente fria segue avançando nos próximos dias e aumentando as condições para chuva, em especial sobre o estado do Rio Grande do Sul, porém, a semana segue quente e abafada.
Fonte: ClimaTempo