O mercado de flores registrou em 2021 crescimento médio estimado de 15%, conforme o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). A entidade aponta que o resultado está ligado a fatores como a retomada, considerada ainda lenta e gradual, dos casamentos, festas em geral e eventos no segundo semestre deste ano. O mercado de decoração representa cerca de 30% das vendas da floricultura nacional.
O crescimento de 15% deve ser consolidado no fechamento do ano e considera as variações por segmento (flores de corte, em vaso, plantas verdes, além de produtos para paisagismo).
As previsões para 2022 também são otimistas para o mercado, que espera um crescimento de 12% sobre 2021. “Dependerá muito da situação econômica do país”, avalia o diretor do Ibraflor, Renato Opitz. Ele credita os bons resultados do mercado a um grande ganho da floricultura nacional em eficiência neste ano. O aumento está ligado a melhorias na comercialização, na cadeia do frio e na logística, conforme Opitz . Os resultados foram a redução do tempo que as flores e plantas levam para percorrer o trajeto entre o produtor e o consumidor. Portanto, ocorreu a diminuição das perdas e dos desperdícios.
“Os principais mercados investiram em tecnologia e em infraestrutura, facilitando as atividades comerciais e operacionais dos atacadistas e varejistas, que passaram a ter mais opções de horários para compras e carregamento dos produtos adquiridos”, analisa.
Retomada
A pandemia da covid-19 afetou muito o mercado de plantas e flores ornamentais nos primeiros meses, em 2020. No entanto, o setor passou a se recuperar com as pessoas em casa e, depois, com eventos. “As pessoas, permanecendo mais tempo em casa, passaram a utilizar mais as flores e plantas para decorar os ambientes, deixando-os mais verdes, mais bonitos e mais perfumados. Isso alavancou o crescimento do mercado das plantas verdes e das flores em vaso. Já as flores cortadas, utilizadas na decoração de casamentos e formaturas, entre outras festas, sofreram um grande baque em 2020 e continuaram sofrendo em 2021”, lembra.
Renato Opitz avalia o desempenho do comércio em importantes datas para o setor, como o Dia da Mulher, das Mães e dos Namorados, como positivo. Além disso, o setor considera que foram encontradas novas formas para que as flores e plantas chegassem até o consumidor final. Algumas iniciativas foram as vendas online, melhorias nas formas de delivery e desenvolvimento de novos aplicativos.
Fonte: Ibraflor