Mercado

Açúcar: ritmo de negócios diminui no spot, mas valores seguem firmes

Esse cenário pode continuar ao longo deste mês, tendo em vista que muitas empresas entram em férias coletivas, devido às festas de fim de ano.

A demanda por açúcar cristal seguiu fraca no mercado spot do estado de São Paulo nos últimos dias. Inclusive, a liquidez captada pelo Cepea ao longo da semana passada foi ainda mais baixa que a registrada no encerramento de novembro. Esse cenário pode continuar ao longo deste mês, tendo em vista que muitas empresas entram em férias coletivas, devido às festas de fim de ano.

Quanto aos preços, mesmo diante do menor interesse comprador, agentes de usinas seguiram firmes, fundamentados na oferta restrita de cristal no spot. Vale lembrar, também, que a maioria das usinas de São Paulo já encerrou a produção desta safra 2021/22, confirmando as expectativas de um período maior de entressafra nesta temporada. De 29 de novembro a 3 de dezembro, a média do Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, mercado paulista, foi de R$ 154,73/saca de 50 kg, alta de 0,57% em relação à da semana anterior (de R$ 153,85/sc).

Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)