Agricultura

Desafios da Soja: desenvolvimento da safra na região de Ponta Grossa-PR é considerado positivo

O desenvolvimento da soja é considerado bom na região de Ponta Grossa no Paraná. Em todo o estado, a safra da cultura está estimada em 20,98 milhões de toneladas, 6% a mais do que no ciclo anterior, conforme o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O cenário positivo ocorre apesar de alguns fatores, como o déficit hídrico e falta de insumos.

Em relação às doenças, o consultor Lucas Bochnia, sócio-proprietário da empresa Êxito Pesquisa e Consultoria Agronômica, considera esta safra tranquila. “Ano passado nós tivemos uma incidência muito grande de tripes no início do ciclo. Este ano não, em uma área ou outra, eventual”, explica.

A ocorrência de fortes geadas no inverno também colaborou para a safra. “A própria geada ajudou no vazio sanitário da soja. Então foi muito bom ter essas geadas no inverno. Isso ajudou com certeza na questão de inóculos de doenças, por exemplo da ferrugem asiática”, analisa Lucas.

A falta de produtos acabou prejudicando áreas pontuais, mas já está se regularizando. “Ficou um pouco mais complicado por causa da falta de produto, porque não tinha no mercado. Agora começou a chegar novamente, mas as aplicações já estavam atrasadas”, relata.