Milho

Região de Erechim encerra o plantio de soja, segundo Emater 

Área de soja semeada no estado chega a 94% no estado segundo Informativo conjuntural da Emater. %. No Alto Uruguai e Planalto, a operação chegou à conclusão e, no Planalto Médio e Noroeste, aproxima-se do término. A região com maior defasagem é a Campanha, onde a recorrência de chuvas foi mais significativa, prejudicando principalmente as operações em terras baixas. 

O estande das lavouras implantadas a partir do início de dezembro é melhor que o observado nas lavouras de novembro, resultando em menos necessidade de replantes. As áreas estabelecidas no final de outubro apresentam entrelinhas fechadas, e vários produtores optaram pela primeira aplicação de fungicida para a proteção contra ferrugem asiática e outras doenças, como mancha-parda e cercosporiose, além da aplicação de inseticidas contra lagartas. 

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, os produtores conduzem o plantio conforme a umidade do solo em diferentes áreas, priorizando as lavouras em coxilhas mais drenadas, cobertas com palhada. 

A região de Santa Maria, houve sequência no plantio; a área atingiu 95%, um incremento de aproximadamente 5% em relação à semana anterior. Estima-se redução não substancial da área plantada com soja, especialmente nas regiões de várzea. As regiões de Soledade, Ijuí, Frederico Westphalen e Santa Rosa também já possuem 95% da área semeada. Somente a região de Erechim encerrou o plantio. 

Já a área semeada de milho no estado chega a 90%. As projeções de rendimento permanecem variáveis: parte dos cultivos mantém o potencial inicial; e parte sofreu reduções devido à incidência de pragas, de doenças ou de danos decorrentes de eventos climáticos adversos ao longo do ciclo de desenvolvimento. 

A região de Santa Maria tem o plantio mais atrasado, 60% da área. O restante será semeado a partir do final de dezembro, após a conclusão da colheita das lavouras de tabaco. Em relação à fase de desenvolvimento, 50% da área plantada encontra-se em desenvolvimento vegetativo, 35% em floração, e 15% em enchimento de grãos. 

As regiões de Soledade e Ijuí apresentam incidências de doenças foliares, radiculares e de colmos na cultura, bem como considerável variação de incidência entre diferentes híbridos. 

Já o feijão, primeira safra, ainda está em fase de implantação, que deverá persistir até meados de janeiro, abrangendo aproximadamente um terço de 29.053 hectares estimados para o Estado. 

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, 35% das lavouras estão em enchimento de grãos, 50% em maturação, e 15% colhidas. 

Já na região de Ijuí, ocorre o início da colheita das lavouras destinadas ao autoconsumo e à venda de excedentes. A produtividade se mantém conforme projetado. A qualidade do produto colhido é considerada excelente, pois os grãos estão bem desenvolvidos, com tegumento ou casca lisa de coloração brilhante.