O ex-deputado federal Neri Geller, do PP de Mato Grosso, foi designado como o novo Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Sua nomeação foi oficializada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União (DOU), e ocorre uma semana após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitar um recurso, revertendo a cassação de seu mandato como deputado federal e restabelecendo seus direitos políticos.
No ano passado, em agosto de 2022, a Justiça Eleitoral havia cassado o mandato de Neri Geller na Câmara dos Deputados por suposto abuso de poder econômico. Essa ação resultou no impedimento de sua candidatura ao Senado e o impossibilitou de assumir a Secretaria de Política Agrícola, que permaneceu sem um titular desde o início do governo, aguardando o desfecho dos recursos de Geller.
Como ex-parlamentar, Geller foi uma das conexões entre o presidente Lula e o setor do agronegócio durante a campanha eleitoral. Ele esteve associado a Carlos Fávaro, seu aliado político que se tornou ministro da Agricultura.