O consórcio Antiferrugem detectou um novo caso de ferrugem asiática no município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. O caso foi identificado pela Cooperativa Central Gaúcha Ltda -CCGL, em uma lavoura que teve plantio na segunda quinzena de setembro. A cidade de Santa Rosa já havia identificado um outro caso no início do mês, que foi confirmado pelo Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário e Consultoria.
Com este, o estado já tem 4 ocorrências de ferrugem asiática em soja comercial. Os dois primeiros foram nas cidades de Cruz Alta e Júlio de Castilhos.
O estado do Paraná já registrou 44 focos da doença, Santa Catarina 3 e São Paulo 2.
Considerando todas as incidências, em soja voluntária, soja comercial e presença de esporos, o total de casos é de 53 ocorrências nesta safra. Na safra 2022/23 foram 295 casos e na safra 2021/22 foram 573 casos.
A ferrugem-asiática é a doença mais severa da cultura e o vazio sanitário e a semeadura precoce são as principais estratégias para que as lavouras “escapem” da doença, por haver menor quantidade de esporos do fungo no ambiente nas semeaduras iniciais. As informações sobre a ocorrência de soja voluntária infectada e as ocorrências de esporos do fungo podem ser acompanhadas no site do Consórcio Antiferrugem.