Agronegócio

Extensionista rural: você conhece essa profissão?

No dia 6 de dezembro, é comemorado o Dia do Extensionista Rural, um profissional de atuação muito importante para o desenvolvimento sustentável no campo. A data foi criada em 1948, pelo governo federal, como uma forma de homenagear esse profissional tão necessário.

A chamada extensão rural é um serviço que incentiva os produtores a mudarem a forma como cultivam a terracriam gadoadministram os seus negócios e suas casas, protegem a saúde das suas famílias, educam os seus filhos e até mesmo a maneira como atuam em favor da própria comunidade. O extensionista vai atuar, portanto, nas áreas econômicasocial e ambiental, se enquadrando em uma categoria composta por agrônomos, engenheiros agrícolas, veterinários, técnicos pecuários, assistentes sociais, biólogos, geólogos e outros. 

O que faz um extensionista rural ?

Logo, o extensionista rural é o profissional que vai atuar auxiliando pequenos produtores do campo a se desenvolverem por meio da implementação de novas tecnologias geradas a partir de muita pesquisa, além de apresentar as principais políticas públicas oferecidas para fortalecer a agricultura familiar, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas nas comunidades rurais.

É através de muito estudo e determinação que os extensionistas rurais ajudam os agricultores familiares a superar as restrições de recursos e estrutura limitada, facilitando também o acesso ao crédito, treinamento profissionalizante e assistência técnica necessária. Esses agentes realizam um trabalho minucioso, capaz de mudar a vida das populações rurais e contribuir para o desenvolvimento sustentável desse setor tão significante para o país.

O Dia Nacional do Extensionista Rural

Instituído em 1948 pelo governo federal, como já dito anteriormente, o Dia do Extensionista Rural surgiu como uma forma de reconhecer o trabalho importante que os agentes da extensão rural realizam em prol do desenvolvimento sustentável, levando novas tecnologias para as comunidades do campo. A data faz referência a criação da primeira instituição de extensão rural do Brasil: a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), que hoje leva o nome de Emater-MG.

com informações kaptar.net