Uma massa de ar quente cobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com calor intenso em várias regiões, superando 35º em vários municípios. Mas na madrugada deste sábado o tempo já muda com a vinda de uma frente fria do Uruguai. Com a umidade, calor e aproximação dessa frente fria, há previsões de transtornos por conta da chuva forte, queda de granizo e rajadas intensas de vento. Os acumulados podem variar entre 60 e 90 mm. A tendência é que o tempo siga instável em áreas do RS na segunda-feira (04).
Conforme o Boletim Integrado Agrometeorológico 48/2023, divulgado pela parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Emater/RS-Ascar e o Irga, nos próximos sete dias, a umidade e a chuva persistirão no Rio Grande do Sul.
Entre segunda-feira (04/12) e quarta-feira (06/12), uma nova área de baixa pressão se aproximará, mantendo a nebulosidade e ocasionando pancadas de chuva e trovoadas em todo o Estado. A expectativa é de volumes de chuva variando entre 20 e 50 mm na maior parte do Rio Grande do Sul.
Regiões como Alto Uruguai, Litoral, Zona Sul e Campanha podem registrar totais mais elevados, variando entre 50 e 65 mm, com possibilidade de superar 80 mm em várias localidades, especialmente na fronteira com o Uruguai.
Destaque Rural com informações do Sema e Seapi- RS.