Mercado

Preço do leite no Brasil registra sexta queda consecutiva, aponta pesquisa do Cepea

Nesta quarta-feira, (29) uma análise conduzida pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), revelou que o preço médio mensal do leite cru adquirido por laticínios apresentou uma redução real de 4,3% em outubro em relação ao mês anterior, atingindo R$ 1,9675 por litro na “Média Brasil” líquida. Este declínio marca o sexto mês consecutivo de retração no valor pago aos produtores. 

Os produtores de leite no Brasil vem sofrendo com a crise que tem afetado diretamente suas atividades e suas perspectivas de ganhos. Nesta quarta-feira, (29) uma análise conduzida pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), revelou que o preço médio mensal do leite cru adquirido por laticínios apresentou uma redução real de 4,3% em outubro em relação ao mês anterior, atingindo R$ 1,9675 por litro na “Média Brasil” líquida. Este declínio marca o sexto mês consecutivo de retração no valor pago aos produtores. 

Os dados, ajustados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro de 2023 para considerar a inflação, revelam uma queda de 24,8% no acumulado do ano e uma queda expressiva de 30,4% em um período de um ano (de outubro de 2022 a outubro de 2023).

Este declínio contínuo tem sido atribuído principalmente à maior oferta interna de produtos lácteos, impulsionada tanto pelo aumento na produção nacional quanto pelo crescimento das importações. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea apresentou um aumento de 1,4% de agosto para setembro, totalizando um avanço de 8,4% desde o início do ano.

Paralelamente, os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam um aumento de 26,1% nas importações em outubro, com um volume importado de 1,8 bilhão de litros em equivalente leite no acumulado do ano, um aumento significativo de 77,4% em relação ao mesmo período de 2022.

Os especialistas do mercado preveem que a tendência de queda no preço do leite diminua nos próximos meses. De acordo com as projeções dos consultados pelo Cepea, espera-se que o preço do leite captado em novembro se mantenha estável na “Média Brasil”. No entanto, algumas regiões produtoras podem até mesmo registrar uma valorização do leite, devido à redução na captação, influenciada pelo clima adverso e pela diminuição das margens dos pecuaristas, que tendem a reduzir os investimentos no curto prazo.

Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de setembro/2023).

Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Tabela 1. Preços líquidos nominais do leite cru captado em setembro/23 nos estados que compõem a “Média Brasil”. Preços líquidos não contêm frete e impostos.

Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Tabela 2. Preços líquidos nominais do leite cru captado em setembro/23 nos estados que não estão incluídos na “Média Brasil”. Preços líquidos não contêm frete e impostos.

Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Destaque Rural com informações do Cepea