Desde o último final de semana, 27.942 gaúchos foram atingidos pelas últimas enchentes, 25.479 pessoas estão desalojadas e 4.204 estão em abrigos públicos. Ao todo são 179 os municípios atingidos, segundo dados da defesa civil.
Quem quiser ajudar doando alimentos pode entregar na central de logística da Defesa Civil do Estado, localizada na avenida Joaquim Porto Villanova, 201, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. O ponto de coleta funciona das 8h30 às 18h. Este é o único ponto estadual habilitado a receber as doações. Os itens mais requisitados no momento são óleo, feijão e café.
Algumas prefeituras do interior do Estado têm realizado suas próprias campanhas em nível local. Nesses casos, os interessados em doar devem procurar mais informações junto às prefeituras dessas cidades, seus órgãos de assistência social ou de Proteção e Defesa Civil municipal para verificar quais itens estão sendo demandados e quais são os locais de recolhimento.
Para quem desejar realizar doações em dinheiro, o Executivo estadual disponibiliza a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), CNPJ: 92.958.800/0001-38 Banco: Banrisul.
Para quem deseja ajudar diretamente é possível se cadastrar junto aos municípios atingidos para os mutirões de limpeza. Até o momento, três municípios anunciaram esse chamamento: Muçum, Roca Sales e Arroio do Meio. A convocação está sendo conduzida exclusivamente pelas prefeituras.
O ponto de cadastro em Muçum é a Sede da prefeitura municipal (Avenida Borges de Medeiros, 50). Na cidade de Roca Sales o cadastro ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município (Avenida General Daltro Filho, 1.747). Já no município de Arroio do Meio os voluntários devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município (Rua Gustavo Wienandts, 485) ou escolas que foram atingidas.