Os próximos dias reservam um cenário de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul, conforme indicado pelo Boletim Integrado Agrometeorológico, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em conjunto com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
No decorrer deste sábado (18/11), a entrada de uma massa de ar seco deverá dissipar a instabilidade, com previsão apenas de pancadas de chuva nas áreas Norte e Nordeste durante a manhã. Já no domingo (19/11), a presença desse ar seco garantirá um clima estável, com temperaturas amenas em todas as regiões.
Contudo, na segunda (20/11) e terça-feira (21/11), a entrada de ar úmido e quente promoverá o aumento da nebulosidade e o acréscimo das temperaturas. Na quarta-feira (22/11), a chegada iminente de uma nova área de baixa pressão poderá desencadear pancadas de chuva e trovoadas, aumentando a possibilidade de tempestades na maior parte do Estado.
Os volumes de chuva esperados são consideráveis em grande parte do território, variando entre 90 e 130 mm na maioria das áreas da Metade Norte, podendo atingir acumulados de 200 mm em várias localidades do Planalto, Serra do Nordeste, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte. Na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul, as previsões indicam totais entre 50 e 70 mm na maioria dos municípios.