A tecnologia aliada a produção está cada vez mais presente no dia a dia do agronegócio.
Neste ano de 2023 a Arc™ farm intelligence, da FMC, empresa de ciências para agricultura, que,monitorou 6 milhões de hectares no Brasil, dado que representa 50% do monitoramento global da plataforma.
“Esse número demonstra a importância e a relevância da agricultura de precisão para os produtores brasileiros. E é por meio dessa modelagem preditiva, que fornece previsões de pressão de pragas, dados climáticos e mapeamento regional em tempo real, que é possível colher aqui algumas das maiores safras mundiais”, diz Piero Castro, gerente de agricultura de precisão da FMC.
A plataforma proporciona ao produtor prever a pressão de pragas com precisão maior que 90%,permitindo a prevenção destas. Além disso é possível acessar a previsão de clima a nível regional em parceria com a IBM e com uma tecnologia patenteada que é capaz de identificar imediatamente qual praga está na armadilha. “O próprio aparelho tira uma foto e o aplicativo identifica automaticamente qual praga foi capturada para fazer análise e a quantificação. Na sequência, o agricultor pode utilizar os produtos de maneira mais precisa e sustentável”, explica Piero.