Nesta semana, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, recebeu Aldo Clementi, diretor de desenvolvimento de negócios da IHS Towers, empresa fornecedora de infraestrutura de telecomunicações e uma das maiores operadoras de torres do mundo.
Clementi destacou que a multinacional já opera levando conectividade de qualidade a regiões vulneráveis, como a instalação de torres na favela da Maré, no Rio de Janeiro. A iniciativa tem o objetivo de criar um ecossistema por meio do apoio de lideranças locais, estimulando a transformação digital nas regiões.
A reunião tratou da meta de levar sinal de internet, transmitido por meio de torres móveis de baixo custo que são montadas em um período de 3 a 5 dias, para populações rurais. A região do Pontal do Paranapanema, no oeste paulista, é cotada para ser a primeira a receber a estrutura que garante conectividade.
“O futuro do agro é a extensão rural digital. Além de levar a internet, precisamos garantir atendimento de qualidade, criando uma central digital de atendimento ao produtor”, afirmou Guilherme Piai.
A reunião deu andamento aos processos internos para a autorização do uso da área pública em que a torre móvel será instalada.