Agronegócio

Com quedas nas cotações internas, colheita de milho avança

Com a ampla disponibilidade de milho no mercado nacional, impulsionada pelo avanço das atividades de colheita e as recentes desvalorizações no cenário internacional, as cotações do cereal têm registrado quedas significativas no mercado interno.

De acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), durante a última semana, os recuos mais expressivos foram observados na região Centro-Oeste, onde a colheita se encontra em estágio mais avançado.

O cenário gera uma postura cautelosa por parte dos vendedores, que preferem evitar negociações no momento, em virtude da expectativa de que a demanda internacional possa se redirecionar para o Brasil.

A perspectiva é consequência dos recentes conflitos entre a Rússia e a Ucrânia, o que poderia abrir oportunidades para o país no comércio internacional de milho.

Por outro lado, os compradores estão recorrendo a contratos firmados nas semanas anteriores para abastecer suas necessidades de milho, especialmente proveniente do Centro-Oeste brasileiro.

Esse fator tem contribuído para uma menor demanda a curto prazo, o que reflete na falta de necessidade desses compradores em adquirir novos volumes do cereal no momento.

A combinação de uma safra favorável com a disponibilidade de milho e a retração nas cotações do mercado internacional geram um cenário de preços mais baixos no mercado doméstico.

Diante disso, produtores, traders e agentes do mercado estão atentos às oscilações e possíveis novas oportunidades de exportação, ao passo que compradores analisam as condições para futuras negociações.

Fonte: Cepea