Economia

Preço do açúcar cristal branco segue em queda no spot de São Paulo

O mercado spot paulista de açúcar cristal branco registrou mais uma semana com ritmo lento nas negociações, refletindo em liquidez reduzida captada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em comparação à semana anterior.

As negociações têm sido impactadas pela oferta restrita dos tipos de melhor qualidade, já que as usinas têm priorizado o aumento do volume de açúcar direcionado às exportações.

Além disso, a demanda interna não tem apresentado sinais de aquecimento, colocando pressão sobre os valores domésticos.

De acordo com dados levantados pelo Indicador CEPEA/ESALQ, no período de 17 a 21 de julho, a média do preço da saca de 50 kg do açúcar cristal branco foi de R$ 134,77, registrando uma queda de 2,84% em relação à semana anterior, quando o preço médio foi de R$ 138,71.

Ao compararmos as duas últimas sextas-feiras, a baixa acumulada foi de 1,45%.

A restrição da oferta de açúcar de melhor qualidade tem sido um fator determinante para a pressão nos preços domésticos, já que as usinas estão priorizando as exportações.

Embora as exportações tenham se mostrado uma alternativa vantajosa para o setor, a demanda interna não tem acompanhado esse movimento, resultando em um cenário pouco favorável para os produtores no mercado interno.

Analistas apontam que a dinâmica das negociações no mercado spot paulista continuará dependente das decisões das usinas em direcionar o açúcar para o mercado externo ou interno. Além disso, eventos climáticos e a situação econômica global também poderão influenciar os rumos do mercado nos próximos dias.

Fonte: Cepea