Agronegócio

China é o principal destino da carne bovina brasileira

No balanço do primeiro semestre de 2023, o Brasil registra um expressivo volume de exportações de carne bovina para diversos destinos. No total, foram mais de 1 milhão de toneladas, entre cortes in natura e industrializados.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse volume representa um desempenho significativo, ficando abaixo apenas do recorde alcançado no mesmo período do ano anterior.


Os principais destinos das exportações da carne brasileira durante este semestre foram a China, Estados Unidos e Hong Kong.

Notavelmente, a China se destaca como o maior comprador, adquirindo 512,36 mil toneladas de carne. Esse número representa pouco mais de 50% do total embarcado pelo país no período de janeiro a junho deste ano.


Segundo especialistas do Cepea, as exportações são um importante canal de escoamento para a carne bovina brasileira. Nos últimos meses, ainda mais, pela diminuição na demanda interna pela proteína e pelo aumento na oferta de animais para abate.


Os números reforçam a posição do agronegócio brasileiro no cenário internacional, onde o país é um dos principais do mercado global na produção de carne bovina.


Especialistas apontam que, apesar dos desafios enfrentados pela indústria de proteína animal, o Brasil tem se consolidado como um fornecedor confiável. O setor se mantém otimista em relação às perspectivas para o segundo semestre de 2023, com projeções positivas para as exportações.

Fonte: Cepea